Meia de Floripa 2012 – Missão Sub-50′

Hoje vou descrever a melhor prova de 10K que já fiz em toda minha história de corridas. Está certo que não são muitas…comecei em 2006 bem devagar…e com poucas provas, mas estamos aí…

Estou considerando a Meia de Floripa minha melhor prova por alguns fatores que vou descrever aos poucos…

Chegamos em Florianópolis(Floripa para os mais intimos) no sábado 16/06/2012 a tarde na casa de um casal de amigos(valeu Fredi e Poli pela hospedagem) e já parti pra um desafio no videogame pra aquecer a véspera de prova…rsrs

Na janta fomos para o Shopping Iguatemi e encarei um belo prato de nhoque(gnocchi para os mais chiques), pois precisava de carboidrato para que meu corpo armazenasse uma energia. Neste ponto da noite, meu nariz começou a escorrer, e fiquei preocupado, pois aparentemente surgia uma desculpa para que eu não atingisse minha meta na prova…rs…aparentemente estava resfriado. Voltamos pra casa e novo desafio: uma partida de UNO. Neste jogo fui muito mal, pois fiquei em ultimo lugar em todas rodadas…rs. Depois de jogar um pouco fui tomar um banho, e depois voltei a jogar.

Quando vi a hora avançada, 23:45, percebi que era o momento de dormir, pois teria que acordar as 05:40… Então fomos dormir, mas eu fiquei com um rolo de papel higiênico ao lado da cama, pois o nariz estava escorrendo sem parar: o resfriado se confirmou. Fiquei um pouco preocupado para meu rendimento na prova, mas fiz o psicológico agir…esqueci o resfriado.

Uma preocupação que tive foi com relação ao clima. Todas as previsões apontavam chuva forte. Eu torci para que não chovesse e deu certo. Sem chuva e a temperatura foi entre 17 e 20°. Hmmm..acho que teve uma garoa de leve em um trecho, mas foi só um refresco de leve. Como meu amigo disse…parece que corremos de ar condicionado…rs

05:40: acordei pontualmente, comi duas bananas e tomei um carbogel…A idéia era sair de casa as 06:10, mas atendendo aos pedidos da minha esposa saímos as 06:30 para ela poder descansar um pouco mais… Me arrependi, pois chegando lá as 07:05, o carro ficou uns 2km distante da largada. Demos um trote leve por uns 300m, mas logo minha esposa sentiu o despreparo e tivemos que caminhar.  Chegamos na largada em cima da hora, encontramos um casal de amigos(compadres Mauricio e Raquel) e fomos nos posicionar na largada. E tinha bastante gente…

A largada atrasou uns 15mins…foi umas 07:45 ali na beira mar do estreito(continente), mas tudo bem…foi legal, porque logo de cara, peguei a pista da esquerda no calçadão, pois ali o pessoal tava fugindo da muvuca pra puxar um ritmo mais forte, e segui a galera por ali num pace de 04’30”…E por ali fui…até que na marca de 1.2Km tive que ir pro meio da muvuca, mas já estava dispersa e consegui manter meu pace na casa de 04’45”. Até ali…tudo beleza…só plano! E melhor ainda…beirando o mar…vendo ao fundo a ponte Hercilio Luz…que visual!

Chegando no pé da ponte…vi a subida da ponte…longa e leve….mantive um pace forte e fui que fui…E depois começou a descida da ponte….que era mais íngreme…e já pensei na volta…pois aquilo de transformaria numa subida caprichada…rs…

Fiz o passeio curto ali pela ilha, e logo fazia uma curva fechada 180° para volta…E aí encarei uma subidinha em um viaduto….moderei o pace pra não me quebrar…Esta é minha tática agora..em subidas moderar um pouco o pace para ter gás pras descidas e planos…Desde que adotei essa tática, meus tempos melhoraram 🙂

Quando vi já estava encarando a subidinha forte da ponte, meu objetivo era fazer com pace de 05’30 e consegui…Fui seguindo um pessoal pra não deixar o desânimo me pegar…Quando vi o pace tava nos 05’00”…e eu inteiro(mas o coração disparado..rs)…magavilha…Na descida da ponte consegui soltar e relaxar 🙂

Pegando a beira mar no estreito, pensei: Falta pouco…

Mas o cansaço começou a pegar…vi que era um plano, mas meu pace estava nos 05’00”…Estava cansado, nem reparava mais na vista da beira mar…qualquer visual era invísivel pra mim..rs…só via o asfalto e queria ver logo a chegada…

Aí vi um atleta me passar…e resolvi seguir ele…e isso me salvou…ali pelos 500m finais passei ele e desci a bota num pace de 04’00” 🙂 E quando vi….cruzei a linha de chegada e o crônometro da prova marcava 49′ e alguma coisa(não vi quantos segundos)…dei stop no meu garmin e marcava 46’29”…Nem acreditei.

A missão era Sub 50′ e eu tinha feito 46’29”. Estou surpreso com o tempo. Como a meta foi superada, mereci um pódio com minha amada esposa Vanessa…rs

Por tudo isso, estou maravilhado com a prova:

– O meu tempo de prova;

– O clima foi perfeito..temperatura amena;

– O visual do percurso;

– O percurso em termos de plano/subida/descida;

Olha como foram minhas voltas:

Split
9 4:28.6 1,00 4:29
10 4:16.8 1,00 4:17
11 :17.6 0,06 4:37

Depois encontramos o Mauricio e a Raquel e fomos tomar um café da manhã pra fechar com chave de ouro:

Detalhes no garmin: http://connect.garmin.com/activity/190141921

Anúncios

3 comentários em “Meia de Floripa 2012 – Missão Sub-50′

1. Jonatas Chagas disse:

Parabens Fabio!! Voce esta voando baixo!! 😀 Logo logo voce chega na casa dos 44!! Continue assim!

2. […] A golden4asics está entre as melhores provas que já fiz. Não por questão de performance, mas pela organização e pelo prazer que senti em participar de uma prova como esta. A outra que compete com esta foi a meia de floripa, que fiz apenas 10K… […]