Como começar nas corridas

Ontem a noite, um amigo me pediu umas dicas para começar com umas corridinhas. Pensando nisso, resolvi dar umas dicas que acho muito importante para quem quer começar, mas não sabe ao certo como…

O primeiro passo, como na maioria dos esportes, é procurar um cardiologista e falar para ele da idéia de começar a praticar o esporte. Com certeza ele vai pedir um checkup de rotina, e o ideal é que seja feito também um teste de esforço, preferencialmento uma ergoespirometria, que é aquele teste na esteira monitorando coração e respiração.

Passando pelo cardiologista, outro passo que considero muito importante é a escolha do tênis correto para evitar uma lesão. Para se escolher o tênis correto é necessário saber o tipo de pé(normal, plano, cavo) e o tipo de pisada(neutra, pronada, supinada). Você deve estar pensando…”como vou descobrir isso?”…boa pergunta. Existem ortopedistas e podologos que fazem este teste e identificam suas características, e existem também lojas especializadas em corrida que fazem o teste, por exemplo, Procorrer, algumas World Tenis, algumas Adidas, etc…

Pronto! Já fui no cardiologista, já comprei meu tênis, mas e agora? Vc tem uma opção cômoda, que é a contratação de uma assessoria esportiva especializada em corrida, e ela irá te fornecer plano de treinamento, acompanhamento e estrutura para você realizar seus treinos em um parque ou praça pré-determinados.

A outra opção, é você procurar uma planilha de treino e se basear nela para realizar seus treinos:

runnersworld

o2porminuto

Você pode começar em uma esteira, em um parque, em uma praça, na rua…tudo depende das suas possibilidades…

Uma dica importante para você se motivar é conseguir uma parceria para começar. O compromisso com seu amigo(a) vai dar mais forças para você cumprir com os planejamentos. Mas não vale desistir, se seu amigo(a) desistir…rsrs

Se não conseguir uma parceria…não faz mal! Você vai ver que é muito legal…você conhece a endorfina? Então vai conhecê-la correndo 🙂

Para você que já está treinando faz algum tempo, uma dica para se motivar: Participe de provas! É outra vibe…você no meio do povo. Curtindo a corrida, procurando metas, procurando atingir metas, superar metas. Mas comece aos poucos: estreie nos 5Km 🙂

Run2B…Runner

Anúncios

Um comentário em “Como começar nas corridas

  1. Fábio,
    Excelente post. Sem dúvida, muito motivador. A dica do teste ergoespirométrico é super valiosa. Eu fiz com médico do esporte. E pode ser feito a cada dois anos, para medir a evolução do limiar aeróbico.
    Forte abraço e boas corridas!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s