Pega leve

Li esse post da Paula e concordei com ela.

http://correpaula.wordpress.com/2012/10/03/young-blood/

Tenho visto muita gente começando a treinar, e em pouco tempo já está correndo meias e até maratonas.

Sou fã do Diego que teve paciência e humildade de aceitar que não era o momento de correr uma maratona, pois uma lesão poderia atrasar ainda mais seus planos…

https://correrparacrer.wordpress.com/2012/10/01/se/

Eu acompanho vários artigos, e sempre vejo que a ordem natural é 5K, 10K, 21K e 42K…nesta ordem. Pela minha pouca experiência, mas já conta um pouco, eu concordo com isso. Já corro desde 2008 aproximadamente. Não treinei constantemente, mas de 2011 pra cá, posso afirmar que tenho treinado com maior frequência.

Quando comecei a treinar este ano para minha primeia meia maratona(21K), percebi que nos treinos longos que fiz(acima de 16K) no início, sentia dores que não constumava sentir. Em um dos treinos longos, tive que abortar, pois senti caimbras fortíssimas. Então peguei leve nestes treinos longos e aumentei gradativamentes estas distâncias. Percebi que estas dores poderiam me levar as lesões e procurei ler artigos sobre o assunto. Foi onde cheguei a conclusão de que a evolução é gradativa.

Eu escutei e respeitei meu corpo. Talvez tivesse me lesionado senao tivesse respeitado. Acredito que por respeitar meu corpo, e por estar respeitando esta evoluçao natural, que até hoje não sofri uma lesão.

Tenho lido alguns posts bacanas de superação, mas tenho que alertar aos leitores. Não queimem etapas. Não procurem apressar e chegar na maratona(42K) antes do tempo.

Toda prova tem seu charme. Provas de 5K…10K

Quem fala o contrário está falando besteira…rsrs

Li esses dias gente comentando que 10K é prova curta e não dá graça. Quando estiver fazendo 10K abaixo dos 40′ pode ser que não tenha mais graça mesmo, mas não era o caso…rs

Eu ainda estou buscando fazer meus 10K abaixo dos 45’…aí depois busco uma meia maratona abaixo de 1:40′

Curto bastante fazer as provas de 10K, e quando corri 5K achei bem legal, pois consegui manter um pace fortissimo durante o percurso. Repito…cada prova tem seu charme…aprecie sua prova….

Esse é meu recado 🙂

Run2B….Patient

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Um comentário em “Pega leve

  1. camilajapa disse:

    Eu concordo com o Fabiojapa, a Paula e o Diego.
    Confesso que exagero de vez em quando, aida mais que tem semanas que da aquerela preguiça universal de fazer qqer coisa a naonser comer comer e comer. Depois começa aquele pique pra correr atras do prejuizo….
    Mas assim, nunca pego pesado querendo correr acima de 10km que é oq to acustumada….qdo não aguento, paro mesmo….ando….vou pra casa!
    Confesso tbm que ja comecei a correr direto nas provas de 10k….nem nunca pensei em começar em prova de 5k.
    Na verdade pq eu ganhava inscrição onde trabalho….e a primeira foi em uma prova de 10km. Fui e foi tranquilo.
    Eu sou superativa, e passava as vezes era mais de 3 horas na academia, fazendos todas as aula possiveis uma atras da outra…spinning, jump e boxe tudo de uma vez….mais musculaçao, corrida…
    E felizmente nunca tive nenhuma lesão!
    Agora me cuido mais também! Não que uma dorzinha me afaste dos meu exercicios, meus treinos….por exemplo essa semana ando com algumas dores pelo corpo, acredito que por causa da artrite pq ando esquecendo de tomar meu remedio tb….e sei que isso não pode me parar, pq aí sim entreva! Lkkk
    Mas a gente tem que saber maneirar e respeitar o ritmo do nosso corpo sim!

    Run2B….lazy

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