A importância dos exercícios de alongamento

Existe uma discussão sobre a necessidade ou não de fazer os alongamentos. Eu prefiro fazer 🙂

Segue abaixo artigo que li no runningnews:

 

A importância dos exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento também chamados de ” stretching ” de um tempo para cá passaram a ser exercícios habituais para todas as pessoas que se preparam para iniciar um treino ou participar de uma corrida de uma competição seja ela qual for. Os movimentos de alongamento previnem desordens musculares e também de certa forma ajudam psicologicamente os corredores e atletas de forma geral a terem um bom desempenho.

Este tipo de atividade deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, observamos corredores e pessoas que não possuem uma orientação adequada fazendo os alongamentos muito prolongadamente e de forma inadequada. É importante citar que os nossos músculos e tendões quando ativados entram em um processo de fadiga, acontece que algumas pessoas exageram no tempo de cada movimento do alongamento feito.

Exercícios de alongamento devem ser feitos logicamente antes e depois da atividade, com uma corrida por exemplo, muitas pessoas alongam seus músculos por muito tempo em cada exercício, pode parecer estranho mas muitos corredores acabam se cansando antes da competição, ou entram para a competição super alongados e também já fatigados.

O ideal para nossos corredores de longa distância é começar se alongar 5 ou 6 minutos no pré aquecimento, antes de iniciar seu trote preparatório,e quando estiver faltando uns 10 minutos para a largada, alongar um pouco mais com um tempo de 10 a 15 segundos em cada exercício.

Nosso Tendão de Calcanêo antes denominado Tendão de Aquiles é bastante solicitado em uma corrida onde ele recebe o impacto do corpo de uma forma absurda, cerca de seis vezes o peso do corpo do corredor em cada passada, por aí podemos ver a necessidade de uma alongamento adequado porem nada demorado, principalmente para os nossos membros inferiores. Todas as possibilidades de maximizar a flexibilidade do corpo devem ser atingidas para que na atividade competitiva ou de treinamento seja plenamente desenvolvida.

Bolas corridas para tods Carlão

 

Fonte: http://www.runningnews.com.br/2012/08/noticias/6371/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s