Checkup Médico

No final do mês de março/2013 eu dei início ao meu checkup periódico procurando meu cardiologista. Como ele conhece minha rotina de exercícios, direcionou os exames para saber como estou preparado para a continuidade de minhas atividades físicas. É muito importante estar em dia com seus exames, pois eles podem detectar qualquer anormalidade que possa prejudicar ou restringir a prática da atividade física.

Hoje eu fiz o Teste de Ergométrico de Esforço e nos resultados já observei melhoras:

– Frequência Cardíca em Repouso(FCR): 52 bpm;

– Frequência Cardíaca Máxima(FCM): 214 bpm;

O que eu descobri é que a FCR normal entre adultos é de 60 a 100 bpm, sendo que valores abaixo de 60 são encontrados em atletas altamente treinados, sendo chamada de bradicardia(pode também ser causada por problemas cardíacos). O meu caso, pelo que a médica que acompanhou o teste, é que estou com um preparo físico excelente e não há anormalidade em meus resultados.

A minha FCM esperada era 188 bpm, mas deu 214. Pesquisei na internet, mas não encontrei nada que explique esta variação. No meu retorno com meu cardiologista vou perguntar o porquê deste resultado aí volto para contar. Mas estou tranquilo devido ao que a médica que acompanhou o exame me falou de não existir anormalidades em meus resultados.

No decorrer da semana vou ainda fazer os exames de sangue que ele me pediu. Espero que esteja tudo bem, pois em 2012 tive variações no meu colesterol, e em 2011 tive alterações em minha glicemia. Este ano, como estou em dieta e praticando bastante atividade física, acredito que vai estar tudo certo.

Acho que aqui vale uma reflexão… Quando um iniciante te pergunta como começar a correr, o que você responde? Eu tenho certeza que o correto é falar para o iniciante procurar um cardiologista para que seja realizado um checkup e seja avaliada a condição física para iniciar a prática da corrida.

Você fez seu checkup este ano?

 

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Adidas Energy Boost – Opinião/Review

Eu já tinha comentado as minhas primeiras impressões sobre o meu Adidas Energy Boost, mas estava devendo uma review mais detalhada após efetuar mais treinos com o tênis.

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A primeira dica que posso dar: O tecido do cabedal utiliza a mesma tecnologia que algumas roupas da marca, com tecnologia Techfit. Este tecido faz com que o tênis fique mais justo para seu pé, então além de experimentar a sua numeração habitual de tênis, experimente também um número maior. Lembre-se que o tênis deve ficar levemente folgado, pois a tendência é que seu pé inche um pouco durante a corrida. Confesso que bobeei nisso, e se uso minhas meias de corrida com proteção contra atrito na sola, ele fica um pouco apertado. Então só estou usando o tênis com meias finas ou então sem meia, e assim não tenho problema nenhum.

O tênis é muito bonito na minha opinião. Acho que muito se deve ao tecido de Techfit, que dá uma diferença em relação aos tênis que estou acostumado. A entresola que é feita com a tecnologia Boost, se assemelha a isopor. No início achei um pouco estranho, mas não compromete. O tênis está disponível nas cores preto, azul e vermelho. O vermelho foi minha escolha desde o início, mas foi difícil de achar. Tive que esperar 2 semanas para chegar na loja, mas valeu a pena. Era a cor de tênis que eu queria faz um tempo.

O preço do tênis é na faixa dos tênis top: R$ 499,00, mas chore um desconto. Eu consegui 10% de desconto em uma loja física, então você também consegue. É um preço salgado e este valor é um ponto negativo para o tênis, pois sempre vou achar negativo pagar mais que R$ 300,00 em um tênis.

No início eu testei o tênis em treinos longuinhos(acima de 15Km), e o tênis atendeu muito bem. Meu pé esteve confortável o tempo inteiro, e o amortecimento proporcionado pela entresola foi muito bom, e assim não senti dores nas articulações, algo que já senti quando utilizei tênis com pouco amortecimento. A tecnologia da entresola dá nome ao tênis: Boost, e a grande jogada dela é que ela dá uma resposta maior que o EVA, proporcionando uma maior performance  para o corredor. Você pode ver uma demonstração no vídeo abaixo, ou clicando aqui:

 

Depois eu comecei a usar o tênis em meus treinos de velocidade, e o tênis não decepcionou. O tênis me dá estabilidade e ao mesmo tempo dá resposta ajudando em meus tiros de velocidade. Correndo com ele em meus tiros de velocidade, eu me sinto confortável em mudar minha pisada, passando a pisar com o meio do pé pra frente. Esta alteração na minha pisada me ajudou a melhorar minha velocidade, mas abro um parênteses aqui: O tênis não faz milagre, e esta melhora na minha velocidade está sendo auxiliada pelo tênis, mas o crédito maior fica para meus treinamentos, pois estou respeitando 95% da minha planilha.

Como vocês podem ver na foto ele está bem sujinho, pois além de utilizar no asfalto, corri com ele em parques com pista de areia também, e consegui manter velocidade boas, pois o solado ficou firme no chão e não ficou escorregando.

Antes eu utilizava:

– Para treinos de velocidade e provas: Asics DS Trainer e Adidas Mana;

– Para treinos longos: Asics Nimbus 13 e 14

O Adidas Energy Boost é o único tênis que estou utilizando tanto em treinos de velocidade como longos, e tenho certeza que ele se sairá muito bem em provas. Desde que comprei ele, só participei de provas de corrida de montanha, então não tive ainda oportunidade. Minha próxima prova no asfalto será em 11/05/2013, e vou utilizar ele sem medo.

Notas:

Áreas Avaliadas Pontuação (0 – 10)
Qualidade 9
Value of Money 6
Performance 10
Design 9
Tamanho/Ajuste 7
Pontuação Média
8.2

Volto a dizer que tênis não faz milagre, e estas são as minhas opiniões, e a experiência pode variar de indivíduo para indivíduo. Depende muito do peso, tipo de pisada e experiência em corrida. O tênis é para pisada neutra, mas pelo que pesquisei, quem tem pisada levemente pronada ou supinada também pode utilizar o tênis. O tênis me surpreendeu com essa versatilidade e após efetuar vários treinos, posso dizer que é meu tênis favorito atualmente.

Você tem um tênis preferido? Qual?

Pesinhos!!!!

Oi galera do Run2B!

Como prometido, o fabiojapa veio para SP e me deu de presente meus pesinhos!! Ontem foi dia de estreá-los e fiz um treininho leve pros braços, depois de meia hora de elíptico!
Agora pretendo fazer meus treininhos de musculação de segunda, quarta e sexta…só pra fortalecimento, pros braços ficarem fortes para as corridas tão amadas.
Aí estão meus presentes =) tô muito feliz:

Agora força!!!

Agora força!!!

Hoje fiz meu treino de acordo com a planilha que estou usando de um aplicativo do celular, o Runkeeper:

Treino 23/04

Treino 23/04

O programa é legal, ele avisa no fone de ouvido a hora que é pra acelerar e diminuir….e é gratuito. Eu recomendo. Também gosto do Endomondo e do Sports Tracker….

 

Run2B….stronger

Treinos Férias Natal-RN 2013

Eu estava devendo o post com os treinos que fiz em Natal-RN no período que estive por lá de 31/03 a 11/04/2013. Foi um período que aproveitei algumas condições locais:

– Correr na areia;

– Calejar meus pés na areia;

– Trabalhar a resistência e força na areia;

– Exercitar minha resistência ao calor(cheguei a correr embaixo de sol de 33°C);

– Fiz bastante exercío de velocidade, aproveitando que a beira mar é plana.

Eu aproveitava os períodos que minha esposa estava tomando sol, assistindo novela, ou dormindo pela manhã, para fazer meus treinos, e me aproveitando disso, consegui correr quase todos os dias.

Todos os treinos eu fiz utilizando meu garmin, e vou fazer breve descrição de cada treino, linkando com a atividade no garmin connect do meu perfil:

http://connect.garmin.com/profile/fabiojapa

Vamos aos treinos:

31/03/2013 – Trote Regenerativo para conhecer a região: Link Atividade

01/04/2013 –

Treino pela manhã na areia, com tiros acelerados na areia fofa no meio do treino: Link Atividade

Treino pela tare na areia, com trote regenerativo: Link Atividade

02/04/2013- 3Km Forte no meio do treino: Link Atividade

03/04/2013 – Treino com tiros:

5 x (30” acelerado + 40” trote/facil )  +
5′ progressivo com 2′ intervalo  +
5 x (  45” acelerado + 45” trote ) +
10′ progressivo piso duro ou areia dura

Link Atividade

04/04/2013 – 1hr alternando areia dura/fofa(maior parte na fofa): Link Atividade

06/04/2013 – Abortei o treino depois de 30′, pois estava cansadíssimo: Link Atividade

07/04/2013 – Treino com tiros progressivos: 4 x (10′  facil + 10′ progressivo ): Link Atividade

08/04/2013: Treino fácil na areia:  Link Atividade

09/04/2013: Treino com tiros progressivos: 4 x (10′  facil + 10′ progressivo ): Deu pau no garmin e perdi a atividade 😛

10/04/2013: Era para ser 1hr de Corrida Fácil, mas abortei aos 52′ porque estava muito calor e eu não levei água para me hidratar: Link Atividade

Eu temia que a preguiça me vencesse e eu não conseguisse treinar nesta viagem, e tivesse uma perda significativa de performance, comprometendo minha prova alvo(09/06/2013). Mas considerando todos estes treinos, acredito que consegui aproveitar e até melhorar minha performance. Conclui isso porque fiz tiros progressivos atingindo pace de 3’42”/Km, algo que nunca tinha conseguido antes. A certeza vai vir na continuidade dos meus treinos daqui para frente, culminando na minha prova alvo, que é a MeiaDeFloripa.

Para quem está se perguntando se eu aproveitei as férias ou só fiquei correndo, a resposta é que consegui conciliar, e aproveitei bastante para descansar. Pode parecer  contraditório eu falar que descansei, mesmo treinando tanto rsrs, mas quem pratica alguma atividade física sabe do que estou falando. Depois de um treino que você consegue atingir o objetivo, sentir aquela sensação de dever cumprido somada a endorfina, é uma coisa que não tem preço. Esta sensação somada ao tanto que aproveitei a praia e os passeios, me proporcionaram um descanso maravilhoso.

O que vocês acham, com uma férias assim com tantos treinos e tantos passeios, eu deveria estar cansado rsrs?

PS: Depois faço um post com os treinos que fiz em Santiado-Chile.

Musa da Vida Corrida

Emocionante

Go Hard or Go Home

Acho que já falei dela por aqui, conheci a Neide quando fiz uma matéria para a O2 no Capão Redondo e desde então ela é Top 5 na minha lista de musas eternas.

Guerreira, gente como a gente e sprinta na cara da sociedade mostrando que esporte salva e muda sim a vida das pessoas!

Hoje é Sexta-Feira e nada mais motivador do que ler a história dessa mulher que mudou e continua mudando a vida de muita gente lá pela Zona Sul.

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” Nasci no dia 10/11/1960 em Porto Seguro BA, éramos 03 irmãos minha mãe e meu pai, que logo em seguida se separaram, sem condições financeiras de nos sustentar minha mãe nos entregou para famílias diferentes, desde então perdemos contato.

Aos  06 anos fui adotada e vim morar em São Paulo, estudava de manhã e o restante do dia trabalhava numa oficina de costura fazendo faxina e…

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Respeite seu corpo

Após meu período de férias viajando, estou de volta. Neste período de férias, viajei, aproveitei, corri, treinei, e como estava sem computador, ficou dificil manter meus posts em dia.

Ainda não estou em minha casa, mas já estou com meu note, por isso estou aqui.

Fiz vários treinos neste período, e espero não ter perdido minha performance, pois minha prova alvo está próxima(09/06-meiadefloripa). Depois vou fazer um post com os treinos que fiz nas viagens.

Hoje fiz um treininho de uma hora aqui no bairro Ipiranga em São Paulo, passando pelo Museu do Ipiranga fechando 11Km. Pretendia fazer um treino com um pace forte, mas senti um pouco as pernas, então resolvi não forçar. Acredito que senti as pernas pesarem por cansaço da viagem de ontem. E aqui vai a dica: Respeite e escute seu corpo! Se ele der sinais de cansaço ou dor, não force, pois esta é uma dica preciosa para evitar lesões.

O meu maior medo na corrida é de me lesionar. Por isso eu respeito meu corpo, faço checkups periódicos, e sempre que uma dor diferente do normal, eu procuro um médico. O acompanhamento de profissionais especializados(médicos, nutricionista, assessoria esportiva) é muito importante para que a atividade física seja cumprida de forma saudável e de acordo com seus limites. Não respeitar seus limites pode te levar a lesões e problemas de saúde.

O que você faz para respeitar seu corpo?

Musculação/Elíptico???

Recentemente parei de fazer academia para conseguir economizar um $$$….mas a minha vontade de correr pelas ruas continua (e é de graça!!!). Mas eu sei o quanto é importante fortalecer os músculos do corpo, principalmente os inferiores….

Como não tenho aparelho de musculação em casa, e a sala de ginástica do condomínio é bem fraquinha, resolvi manter um treino de força no meu aparelho elíptico que tenho. Procuro pelo menos duas vezes por semana fazer um treino com bastante peso, intercalando os pesos e acelerando por 30 segundos entre o treino num peso forte.

O resultado está sendo bom, pelo menos percebi que minhas pernas continuam fortes =) e nas corridas e pós corridas não sinto dores!

Já para a parte superior do corpo tinha decidido fazer 40 flexões duas vezes por semana, mas acho que por causa da artrite (ainda tenho que ver com o médico), fico com muita dor nos cotovelos….

Enquanto isso, vamos lá! Correndo!!! Além de me manter em forma, me faz um bem danado pro humor!!!! Pra vocês também???

 

Run2B……….elíptico