Checkup Médico

No final do mês de março/2013 eu dei início ao meu checkup periódico procurando meu cardiologista. Como ele conhece minha rotina de exercícios, direcionou os exames para saber como estou preparado para a continuidade de minhas atividades físicas. É muito importante estar em dia com seus exames, pois eles podem detectar qualquer anormalidade que possa prejudicar ou restringir a prática da atividade física.

Hoje eu fiz o Teste de Ergométrico de Esforço e nos resultados já observei melhoras:

– Frequência Cardíca em Repouso(FCR): 52 bpm;

– Frequência Cardíaca Máxima(FCM): 214 bpm;

O que eu descobri é que a FCR normal entre adultos é de 60 a 100 bpm, sendo que valores abaixo de 60 são encontrados em atletas altamente treinados, sendo chamada de bradicardia(pode também ser causada por problemas cardíacos). O meu caso, pelo que a médica que acompanhou o teste, é que estou com um preparo físico excelente e não há anormalidade em meus resultados.

A minha FCM esperada era 188 bpm, mas deu 214. Pesquisei na internet, mas não encontrei nada que explique esta variação. No meu retorno com meu cardiologista vou perguntar o porquê deste resultado aí volto para contar. Mas estou tranquilo devido ao que a médica que acompanhou o exame me falou de não existir anormalidades em meus resultados.

No decorrer da semana vou ainda fazer os exames de sangue que ele me pediu. Espero que esteja tudo bem, pois em 2012 tive variações no meu colesterol, e em 2011 tive alterações em minha glicemia. Este ano, como estou em dieta e praticando bastante atividade física, acredito que vai estar tudo certo.

Acho que aqui vale uma reflexão… Quando um iniciante te pergunta como começar a correr, o que você responde? Eu tenho certeza que o correto é falar para o iniciante procurar um cardiologista para que seja realizado um checkup e seja avaliada a condição física para iniciar a prática da corrida.

Você fez seu checkup este ano?

 

Anúncios

17 comentários em “Checkup Médico

  1. Eu estou tentando arrumar um lugar aqui em Curitiba que faça a Ergoespirometria pelo meu plano, adoro esses exames. Que bom que tá tudo certo aí Fábio, parabéns pela saúde em dia!

    Bons treinos!
    Andre.

  2. E aí Japa! Cara a minha deu 56bpm qdo fiz anos. Fiz um outro teste chamado de Holter. Esse é legal pois monitora 24hs sem exercício, só nas atividades normais e o sono! Em junho eu faço o meu. Bacana! Abraço

  3. anaaudun disse:

    Meu marido fez esse teste e um outro que näo lembro o nome, ele também ficou super satisfeito e recebeu uma planilha para treino demaratona baseada na frequência cardiaca dele para usar com o garmin.

  4. costaaex disse:

    Bom dia. Eu comecei caminhando e fiquei nesta prática por 4 meses e após isso comecei a correr sem nenhum problema. É claro que antes de começar a fazer tudo isso, passei pelo meu caridologista e fiz um teste ergométrico e, nenhuma anormalidade foi detectada.

    Hoje faço academia também e sinto que as aulas de spinning estão me dando um preparo físico e uma resistência física ainda maior para a corrida nas ruas.

  5. Brunno disse:

    Pô, Fábio! Acho que esses valores estão bons pra caramba. E qual foi o resultado do VO2 máximo, você viu?

    Abraços e bons treinos!
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

    • fabiojapa disse:

      O VO2 max deu 66,4 ml/kg min

      Pelo que entendi deu isso… É bom?

      Abs

      • Brunno disse:

        É bom pra ca…!!! 🙂

        Acho que seu cardiologista poderá dizer melhor. Mas eu já li uma matéria na Webrun dizendo que a média de VO2 máx de grandes maratonistas estão em torno de 70 ml/kg min. E você está muito próximo disso…

        Mas confirme com seu cardiologista, ele saberá “traduzir” esses números de forma muito melhor.

        Abraços.
        Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

      • fabiojapa disse:

        Maravilha.
        Acho que é porque estou treinando bastante conforme planejamento da assessoria.

        Então vc vai ter melhora também. Tenho certeza 🙂

        Abs

  6. […] Eu ainda não testei a técnica. Lógico que não é só isso que vai ajudar a evitar lesões, é necessário um conjunto!!!!!!!!!! E sempre lembrando o quanto é importante se consultar nos médicos especializados em esporte, no cardiologista, assim como o fabiojapa comentou no último post. […]

  7. carlacallado disse:

    A Trainer exige os exames todos os anos, então estou com os meus em dia até setembro… Sobre sua pergunta, acho que nós que escolhemos ter um blog sobre corrida, mais do que ninguém, temos que ser muito responsáveis incentivando que se procure sempre profissionais – seja médico ou educador físico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s