Corrida MeiaDeFloripa 10K 2013

Participei dos 10K na meia de floripa 2013. Ela aconteceu neste domingo 09/06/2013 e não consegui postar nada no mesmo dia porque cheguei em Curitiba bastante cansado e ali pelas 20hs eu já fui deitar… Mas agora estou descansado 😀

O circuito mudou em relação ao de 2012, que era até este momento meu recorde pessoal nos 10K. Achei que o novo circuito ficou melhor, pois não tinha que atravessar a ponte continente-ilha, tornando o circuito mais plano.

O meu tempo de 2012 foi 46’08” nos 10K, e como vocês estavam acompanhando, minha meta para este ano era conseguir um sub 45′.

A história começa ainda no sábado, pois pela manhã saí de Curitiba em direção a Florianópolis. Passamos por alguns momentos de congestionamento, pois em vários trechos estão fazendo reformas na estrada, e nestes trechos de pistas simples, ficamos parados por alguns instantes. Chegamos atrasados para o almoço, e nossos amigos estava morrendo de fome…rsrs. Concentrei minhas refeições do sábado em carboidratos, evitando gorduras e doces para evitar surpresas como uma dor de barriga indesejada.

Antes de ir dormir, deixei tudo separado: roupas para a prova, camiseta pós prova, numero de peito, gel, banana, garmin, porta número, tênis, chip, viseira. O esquema é deixar tudo pronto com antecedência, para que de  manhã tenha calma ao sair para a prova.

 

DSC_0193

Pela manhã acordei as 5:20, comi umas bananas, tomei um gel e parti para a prova. Cheguei no local por volta das 5:50 e tive tempo para procurar uma vaga para estacionar com calma porque fui um dos primeiros a chegar. Dei uma volta na área da corrida para conhecer o local. O sol ainda não tinha dado as caras…

noite

A largada seria as 7:30, e ainda era 6:15… Encontrei um banco, alonguei para relaxar, e fiquei descansando por ali. Um senhor sentou ao meu lado e começamos a conversar. Ele é de Belém-PR, e aproveitou a oportunidade para correr na ilha da magia e conhecer Florianópolis. Confessou estar sentindo bastante frio, e esse seria um desafio interessante para ele. Fez uma propaganda da meia e da maratona do Rio, e confesso que já estou com uma vontade muito grande de correr a maratona do Rio. Minha assessoria já vinha falando desta prova, então há uma tendência de que eu corra por lá em 2014.

Uns 40mins antes da largada fui no banheiro químico, que estava vazio devido ao horário, para fazer o no. 1, mas logo que entrei, senti aquele troço na barriga e tive que pedir o n. 2 Nunca tinha feito em banheiro químico, cheguei a pensar em segurar, mas pensei o seguinte: Já fiz em lugar bem pior(essa história conto um dia desses rsrs), então vou fazer aqui mesmo…rsrs… Ainda bem que era cedo, e ainda não estava tão sujo. Na hora que saí, já tinha uma fila formada nos banheiros químicos.

Depois saí para fazer meu aquecimento, e vi que o local da largada estava vazio com uns poucos corredores se aquecendo por ali. Resolvi que ali era o lugar certo, pois aqueceria e reservaria um bom lugar para largar. Vi que aquela baia era para atletas com pace abaixo de 5’30”/km, e a baia melhor era reservada para o pelotão Quênia, que necessitava pace comprovado abaixo dos 4’30”/km. Já fiquei imaginando que se tudo desse certo, na próxima eu estaria ali no pelotão Quênia 😀

Consegui ficar bem posicionado, bem ali na frente. Fiz minha concentração, rolou a contagem regressiva, e largamos. Saí acompanhando a galera e quando vi, estávamos correndo a 3’50”/km. Eu estava sentido tranquilo, mas não quis forçar então diminui o ritmo. A idéia era começar a 4’20”/km, mas estava me sentindo tão bem que mantive 4’10”/km. Foi legal correr nesse pace, dava pra ver que não tinha muita gente na minha frente e isso era novidade para mim.

Corri nessa pegada até o km 6. Minha treinadora tinha pedido uma estratégia para que a partir deste ponto eu apertasse o passo, e ali eu puxei para 4’05”/km. Eu comecei a sentir um pouco de cansaço ali pelo km 7, mas bem nessa hora a líder feminino dos 10K me alcançou e me passou. Ela estava sendo escoltada pela moto, então resolvi seguir o ritmo dela. Mas acho que ela cansou e eu consegui manter a pegada.

No ultimo km eu resolvi forçar o máximo possível e nesse km comecei a passar alguns atletas e quando dei uma olhada no garmin eu estava correndo a 3’40”/km, fechando esse ultimo km a 3’46”/km…

Fechei os 10K em 41’35” no tempo oficial! Que evolução hein… Teve treinos que puxei demais, senti bastante dor e cansaço físico. Mas no fim das contas, estes treinos sofridos valeram a pena.

Abaixo segue o meu desempenho pelo meu Garmin:

Split
Time
Distance
Avg Pace
Summary 41:32.9 9,96 4:10
1 3:58.2 1,00 3:58
2 4:19.5 1,00 4:20
3 4:09.4 1,00 4:09
4 5:55.8 1,00 5:56
5 2:44.9 1,00 2:45
6 5:52.5 1,00 5:53
7 2:35.2 1,00 2:35
8 4:11.7 1,00 4:12
9 4:02.5 1,00 4:02
10 3:43.0 0,96 3:52

Nas voltas 4, 5, 6 e 7, os tempos estão errados porque foram trechos que passamos pelo tunel.

Link da atividade: http://connect.garmin.com/activity/325549259

dian

 

 

A parte negativa: tive alguns problemas com a minha inscrição.

Primeiro Problema: Eu tinha me inscrito e paguei pela entrega do kit em minha casa, mas a camiseta era para ser tamanho P, mas veio G. Entrei em contato com a organização e pediram para que eu fosse na entrega do kit para realizar a troca, mas fiquei com a G para dar de presente. Sem problemas…

Segundo Problema: No domingo a noite, pesquisei para encontrar o resultado, e olha só: Como vocês viram ali em cima, meu número foi o 4436, mas olha o certificado:

PS: Meu nome é Fabio Takeshi Sakamoto e tenho 32 anos

certificadoErrado

 

resultadoErrado

Abri um chamado de reclamação com protocolo #KLS-707-21056 lá no http://sac.esferabr.com.br, e já percebi que a solução não será fácil. O chamado é eletrônico, e a atendente inseriu uma resposta que me fez perceber que ela não leu a minha descrição. Mas vamos ter paciência e esperar. A solução pode demorar, mas acredito que venha. Depois eu conto como se concluiu 😀

Só alegria agora que sou sub 45′ nos 10K. Falta o certificado, mas tudo bem, vocês são minhas testemunhas de que eu consegui 😀

Minha próxima meta? Depois eu conto…

Anúncios

23 comentários em “Corrida MeiaDeFloripa 10K 2013

  1. anaaudun disse:

    Que alegria, me deu até vontade de sair correndo na rua agora. 🙂 Parabéns, 41 não é para qualquer um.

  2. Que isso!! Tú é um keniano fantasiado de japa? Tá voando e dando uma de humilde querendo sub 45′ rs…. Agora tá ferrado.. tem q vim um sub 40′.

    Quero ver hein!

    Parabéns!

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

  3. Marcelo Jardim disse:

    Parabéns, Fábio! Que evolução!! Acompanho seu blog há algum tempo, e de uma meta sub 45′ , fechar em 41’35” é espetacular!! Realmente, agora que venha o sub-40′! 🙂 Abraços,

    • fabiojapa disse:

      Eae Marcelo, tudo bem?

      Obrigado…
      Fico lembrando de todos os treinos… e vejo aue valeram a pena, mas realmente este tempo superou todas as expectativas. Tambem achei espetacular pra mim rsrs

      Valeu
      Abs
      fabiojapa

      • Marcelo Jardim disse:

        Ah, detalhe: Insista na regularização do seu tempo/certificado (não é fácil mesmo o contato com eles, tenha paciência e persistência…), mas vai valer a pena – afinal, seja muito bem-vindo ao Pelotão Quênia!!

  4. Brunno disse:

    Cara&#@, Japa! Agora você tem que mudar seu “apelido” de Fábio Japa para Fábio Quênia.

    Porra, conseguir 41′ nos 10 k quando a meta era 45′ não é para qualquer um. Mandou muitíssimo bem.

    Se eu quiser trocar uma ideia contigo na G4 SP terei que te encontrar antes da largada, porque durante a prova não há a mínima condição de te acompanhar. 🙂

    Parabéns, bons treinos e que venha o próximo desafio!
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

  5. carlacallado disse:

    Primeiro, parabéns! Que tempo excelente! Seu texto tb ficou ótimo! Só, sem querer desanimar, o sac da O2 não é dos melhores, não. Meu marido teve problemas numa prova da Adidas. Ele marcou no relógio dele cerca de 24min nos 5K e não saiu resultado nenhum. Depois de mais de um mês reclamando por todas as formas possíveis, para a O2, para a Adidas etc, divulgaram um tempo de quase 27min… 😦

    • fabiojapa disse:

      Oi Carla, eu era assinante da revista o2 e tive meus problemas também. Mas o chamado começou a ser atendido. Acertaram meu nome e idade, mas mudaram a modalidade para 5k rsrs. Tenho fé aue vou conseguir.

      Obrigado pelos elogios 🙂

      Com esforço vamos tendo nossas conquistas.

      Abs

  6. Patricia Perotto disse:

    Oi Fábio, quando eu estava indo, vi vc voltando! E vc estava voando! Parabéns, super tempooo!!! hahaha. Abraço

    • fabiojapa disse:

      Oi Patricia…

      Nunca corri tão rápido, mas é que o percurso plano ajudou bastante também né…rsrs

      PS: Depois que vc foi para o webrun, não consegui assinar o feed(rss) por lá, aí não acompanhei mais… Dei uma olhada agora e o feed parece estar com problema… veja se descobre o que é…

      Valeu!
      Abs

  7. Tempo sensacional ein Fábio!!
    Show de bola mesmo! Digno de quadro na estante, parabéns!!

    Espero chegar lá esse ano também!

    Abs!!

  8. camilajapa disse:

    Q orgulho esse meu irmao….
    Queniano fantasiado de japa…kkkk mto boa!

  9. […] da meia de Floripa, na segunda(10/06/2013) eu saí para pedalar a noite, mas tomei um pouco de chuva, e acredito que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s