Circuito das estações Curitiba – Etapa Primavera 2013

Neste domingo 18/08/2013 tinha programado minha estréia em provas de 5K, e nela teria minha última meta de performance a ser alcançada no ano: Sub 20′.
O ano de 2013 vinha muito bem em termos de metas de performance:
10K sub 45′: cumprida com 41’30” na meiadefloripa
21K sub 1:35′: cumprida com 1:33’10 na golden4Asics SP

Então a minha expectativa era de cumprir este sub 20′. No domingo acordei bem cedinho as 5:30 e estava bastante frio. Pensei algumas vezes em voltar para cama para dormir, mas fui forte e me arrumei. A sorte estava comigo, pois tinha sido sorteado pela BPM Assessoria esportiva, e tinha ganhado minha inscrição.

Cheguei bem cedo por lá e fui direto para a tenda da assessoria. Quando peguei meu número, achei engraçado, e pensei: Boa idéia essé sub 20′ hehhehe

image

A largada seria as 7:30, então já as 7:00 me posicionei na área de largada e fiquei por ali me aquecendo e guardando um lugar bem na frente. A corrida da Adidas atrai muitos participantes e largar lá atrás é certeza de perda de tempo na largada. Como a prova de 5K é muito curta, cada segundo é precioso. Alguns minutos antes da largada, fui surpreedido por um fiscal que me avisou que eu podia me posicionar no Pelotão Quênia e me colocou ali na baia. Como foi a assessoria que me inscreveu, eu não sabia que estava qualificado. Nem tinha reparado no número, e ali fala do pelotão hehhehe

image

Agora sou Quênia hehehehehe

image

Fiquei concentrado pensando na estratégia, e seria agressiva, já que o percurso era plano.
Fiz mais um aquecimento por ali, e logo estávamos na contagem regressiva para a largada: 54321… Lá vamos nós

Primeiro km 3’45” eu fiz
Segundo km 3’50” eu fiz

Agora iria manter esse ritmo e nos últimos 2km tentaria fazer 3’40”/km, mas não foi bem assim porque houve uma mudança no percurso e neste terceiro km começou uma subida razoável que durou 2 quadras.
Saí dessa subida em ritmo de 5’18”/km hehehe e tentei retomar, mas fiquei morrendo hehhee e dali para frente fui na raça me controlando para não parar. A cada ponto de apoio, pensava muito e parar e pedir ajuda, mas fui forte e fui na luta até o final pensando: chega de me matar assim por este ano…

image

Esses 2 últimos kms foram intermináveis e quando cruzei a linha de chegada e vi 20’20” no meu Garmin fiquei bastante decepcionado e com a certeza que não buscaria um sub 20′ este ano novamente.
Parei por ali me apoiei em um canto e vi que estava exausto.

image

Passei na tenda e conversei rapidamente com um dos meus treinadores e ele me tranquilizou. Disse que essa subida dificultou muito e que antes era muito mais fácil. Mesmo assim fiquei decepcionado. Minha falha foi não ter visto que i percurso mudou e ter estudado ele. Deveria ter feito uma estratégia conservadora correndo em 4’00”/km e só depois da subida acelerar…

Quando cheguei em casa, tive tempo para um atque de bronquite e usei a bombinha. Já fazia uns 2 anos que não paddava por isso. Acho que foi esforço demais combinado com o frio…

Paciência… Agora minha meta é curtir as provas. Minha próxima é o Revezamento de São Francisco do Sul-SC e vou curtir o visuaç, fazendo a minha parte: 28,4k distribuídos em 6 trechos com média de 5k, passando por asfalto, areia dura, areia fofa, atravessar Rio, ou seja, muita diversão.

Depois eu vejo qual será a seguinte diversão…

Run2b…fun

Anúncios

14 comentários em “Circuito das estações Curitiba – Etapa Primavera 2013

  1. vanessatais disse:

    Não se cobre tanto, vc foi tão bem!!! Abraço
    Vanessa

  2. Aquela subida dificultou mesmo Japa, segundo o Garmin aumentou em uns 250m o percurso. Queira ou não queira o ritmo precisa ser bem mais apertado pro Sub 20′ sair. Lembro que quando eu consegui o meu 19’40” no treino achei que o mundo tinha acabado e que aquilo tudo ali era ilusão hahaha. Pra conseguir na Adidas agora a chinela tem que cantar, segundo as contas da galera tem que botar 3:45min/km de média pra garantir. Vou tentar o meu no circuito de Verão, quando o corpo estiver no polimento pras provinhas de triathlon do final do ano, se tu mudar de ideia corremos juntos pra tentar.
    Abs e parabéns mesmo assim, foi um bonito tempo.

    Andre.

    • fabiojapa disse:

      Valeu André,
      Quem sabe até lá mudo de idéia. Aí te aviso com certeza…

      Por enquanto quero curtir a vibe que vc curtiu na golden4, sabe?

      Ah, quando vai sair um pedal? 🙂

      Abs

      • Sei muito bem japa, faz um bem danado viu, vou te falar! Vai com tudo, tenho certeza que o coração vai agradecer. Eu estou me planejando pra um final de ano de emoções tb, sem cobranças. Te conto na sequência.

        Sobre o pedal, quando tu quiser meu! Quando tu costuma pedalar? No sábado geralmente rola um pedalzinho legal lá pra Campo Largo, podemos ir junto se tu animar. Me fala que daí organizamos, dá uns 50 km mais ou menos.

        Abss!!

  3. O ano está sendo bom, muitas corridas legais! Sucesso Japa!

  4. Brunno disse:

    Fábião, foi por pouco. Na próxima você desconta esses 20 segundos… porque agora você é Quênia, meu chapa! 🙂

    Abraços e bons treinos.
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

  5. carlacallado disse:

    Vc ganhou sua inscrição? Eu tb! Na verdade ganhei 3 inscrições, acredita? Duas da Adidas, uma da Trainer… Então ainda pude indicar mais duas pessoas pra correr de graça! Como já falei no facebook, seu tempo foi excelente! Com frio, largada horrorosa de sempre e mais as mudanças de percurso, vc está de parabéns!!

    • fabiojapa disse:

      Oi Carla,
      Você sempre ganha esses sorteios? Rsrs

      Apesar de eu não bater minha meta, não tem problema. O ano está sendo muito bom 🙂

      Este segundo semestre quero curtir… Principalmente na montanha… Vc já correu alguma de montanha?

      Abs

      • carlacallado disse:

        Da Trainer não foi sorteio. Foi uma competição. Eu falei aqui no blog, até… Foi o “Mais leve, Mais Rápido” – os interessados se inscreviam, faziam uma avaliação física e tinham três meses para perder gordura, ganhar massa magra e melhorar a elasticidade. Tudo valendo pontos. Quem tivesse mais pontos ganharia a inscrição na Adidas e 3 meses de assessoria gratuita… E eu ganhei! Mas já tava inscrita pois a Fri.to empresa que faz o Marketing da Adidas já havia entrado em contato oferecendo para o Corre, Mulher! duas inscrições… 😀

      • fabiojapa disse:

        Mas que chique hein. Está colhendo os frutos da fama hehehe

        Parabéns pelo mais leve, mais rápido… E pelas inscrições que ganhou da Adidas 🙂

        Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s