Treino de Montanha BPM – Morro dos Perdidos

Neste domingo(01/09/2013) a assessoria esportiva BPM promoveu um treino de montanha como preparação para as provas longas ou de montanha deste segundo semestre. Fiquei sabendo de ultima hora e não poderia participar por causa do trabalho. Mas depois de pensar bastante, vi que tinha que dar um jeito, fiz uns ajustes no trabalho para poder ficar livre no domingo de manhã e consegui ir.

Domingo, 4:45 da madruga, com um pouco de dificuldade consegui acordar, dei um beijo de bom dia na minha esposa, e ela reclamou: “Deixa eu dormir!” rsrs

Ali pelas 6:05 já estávamos partindo de nosso ponto de encontro, em direção ao Morro dos Perdidos, que fica em Guaratuba-PR. O trajeto foi pela BR-376 em direção a Joinville-SC, e fizemos este percurso em pouco mais de 1 hora.

Chegando lá, deixamos o carro em uma chácara ali no pé do morro, e pude sentir o frio que fazia naquela manhã que prometia um tempo muito bonito. Como vi que a previsão era de tempo quente, aguentei o frio matinal e parti pro aquecimento sem blusa mesmo, e já partimos para a subida do Morro.

A subida começou tranquila, e percebi que seria por uma estrada de terra, então seria menos difícil do que se fosse por trilha. Tivemos a companhia de dois cachorrinhos que mostraram um bom preparo e ditaram o ritmo na subida. Aliás, cada um fez o seu ritmo, e eu subi a maior parte do tempo sozinho. Só via na minha frente dois em um ritmo parecido com o meu, mas a uma certa distância que abriram no início do treino. Ah…via também os dois cachorrinhos lá na frente.

Em certo momento, vi um atleta já fazendo a descida. Esse cara é monstro! Subiu, desceu até a metade, e subiu novamente chegando antes que todos na segunda vez que subiu. Fiquei espantado.

Enquanto continuava minha subida, alternando caminhada e corrida leve, fui diminuindo a distância para os dois a minha frente, e quando começávamos a chegar no pico, alcancei os dois, mas faltava um pouco para atingir minha meta: Ultrapassar os dois cachorrinhos hahahahhaa. Mas fui persistente e faltando poucos metros do final passei os cachorrinhos! Quase 6K de subida!

1

Troquei uma idéias rápida com os dois colegas que chegaram logo depois, e já iniciei minha descida em ritmo bastante forte, mas ao passar pelo pessoal, me chamaram para voltar para tirarmos foto da equipe. Foi dificil, pensei umas quatro vezes, mas voltei…rsrs Já tinha descido uns 500m, mas vamos lá subir novamente para as fotos. Sou japa e gosto de fotos né.

Tiramos algumas fotos, 10mins de papo, e chega a hora da descida.

2

Na descida eu sentei a bota, e mantive um ritmo de 4’20”/Km por boa parte, mas ali pelo ultimo Km comecei a sentir cãibras, e tive q maneirar um pouco 5’00”/Km, mas consegui terminar o treino. A verdade é que já se passaram 2 dias, e ainda estou bastante dolorido. Será que passa? rsrs Claro que passa. Este treino era o que eu estava precisando. Me mepolguei tanto, que já me inscrevi para a 3a. Etapa de Corrida em Montanha da Naventura que acontecerá dia 08/09/2013. Viva!

Ah… Pude estrear a minha goPro, e fiz alguns videozinhos. Estão toscos porque estou aprendendo a usar, mas quem quiser conferir:

Anúncios

16 comentários em “Treino de Montanha BPM – Morro dos Perdidos

  1. Legal Japa, eu fiz apenas uma prova. Talvez um dia faça outra, pois é outro tipo de corrida!

  2. camilajapa disse:

    Cansei só de assistir os vídeos….
    Bem legal essa câmera…

  3. beatrizfrias disse:

    Muito bacana Fabio 🙂

  4. Muito maneiro Fábio.
    Parabéns mesmo.
    Morro é coisa séria!

  5. Brunno disse:

    Bacana demais esse treino, Fábio!

    Eu também estou sentindo necessidade de treinar nas pirambeiras (desníveis fortes, subidas e descidas). Meus cunhados que moram em Minas Gerais tem esse tipo de relevo por todo lado que treinam, e eu tenho percebido que isso faz muita diferença (para melhorar condicionamento e fortalecer).

    Abraços e bons treinos! E boa prova no domingo!
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

  6. Ju disse:

    Uau que treino hein? Adorei os vídeos e goPro, estou doida com uma.
    Abração

    • fabiojapa disse:

      Oi Ju, tudo bem?

      Treino show de bola. Super recomendo a goPro para fazer uns videos.
      As fotos ficam tremidas, mas o foco é no video mesmo 🙂

      No domingo tenho corrida em montanha, aí posto mais vídeos. Se puder passa aí depois

      Obrigado pela visita ilustre!
      Abs

  7. Eduardo disse:

    Fabio, boa tarde!!! Em quando tempo fez o percurso total ( tirando o tempo em que voltaste e o tempo das fotos)? Quantos km foram ao total? Parabéns e obrigado pelo relato!

    • fabiojapa disse:

      Boa tarde Eduardo, Se vc for com alguém que conheça a trilha toda e faça tbm o percurso da cachoeira, vai dar uns 13km. Se fizer andando, acho que vai umas 3 ou 4hs.
      Correndo eu faço em 1hs30…

      Caso vc vá sozinho e não conheça a trilha, aí faz só pela estrada de terra, e consegue passar na cachoeira também… e vai dar uns 10 ou 11km…
      Chegando lá, o Osmarildo que é o dono da chácara, ele te explica direitinho o caminho… leva dinheiro pq ele cobra R$ 10,00 por pessoa, e se quiser ele vende bebidas por lá tbm…
      Espero ter ajudado… Vale a pena o passeio 🙂
      Abssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s